Great Leader to Work analisa como os melhores líderes constroem as melhores empresas para trabalhar

Apenas 30% dos líderes empresariais estão preparados para exercer a função e somente 15% dos profissionais estão realmente engajados com o trabalho.

Por Portal City News - Sérgio Araújo 10/11/2021 - 19:41 hs

Diante dessa constatação e com a expertise de mais de uma década como diretor de educação corporativa do Great Place to Work - conhecendo e investigando as Melhores Empresas para Trabalhar -, Cauê Oliveira decidiu escrever um livro sobre o que é ser um verdadeiro líder. Na obra Great Leader to Work, escrita em parceria com Gustavo Penna e lançada pela Primavera Editorial, o autor sistematizou o conhecimento e construiu o Leadership Map, uma metodologia para a construção de relacionamentos de confiança no ambiente corporativo.

“Não existem empresas incríveis com lideranças ruins; é preciso ser um great leader to workpara criar um great place to work”, afirma Cauê Oliveira, autor do livro Great Leader to Work, lançado pela Primavera Editorial. Escrita em parceria com Gustavo Penna, a obra defende que as organizações mais longevas, sustentáveis e rentáveis são aquelas que investem na liderança e buscam, constantemente, adaptar-se às novas relações de trabalho. Nesse contexto, não há mais espaço para líderes cuja gestão é pautada no comando e controle, que ignoram a diversidade ou que não abrem espaço para a escuta ativa e genuína de seus times. A mensagem dos autores é clara: “líderes que valorizam as castas hierárquicas e vivem em seus casulos de poder não têm chances de sobrevivência no mundo de hoje”.

Repleto de cases reais e estruturado nos capítulos Comunicar, Inspirar, Escutar, Cuidar, Desenvolver, Agradecer, Contratar, Compartilhar e Celebrar, o Great Leader to Work traz uma sistematização do conhecimento, formatada com o Leadership Map – um guia para potencializar a liderança. Na prática, condensa uma metodologia inovadora para a construção de relacionamentos de confiança no ambiente corporativo. “Existe uma miopia geral sobre como as pessoas enxergam a própria companhia. E, se as empresas estão falhando até em explicar o motivo do trabalho da equipe, imagina quando entramos nos detalhes? Não é de se admirar que a Planview tenha descoberto que 44% do tempo das pessoas é desperdiçado fazendo trabalho duplicado. Saber comunicar, no fundo, é a habilidade mínima. É a linha fina que divide líderes de não líderes”, afirma Oliveira.

Gustavo Penna acrescenta que todo mundo quer encontrar um sentido no trabalho. “E sentido vem da palavra sentir. Uma coisa é entender, outra é sentir. Saber que preciso apertar um parafuso é diferente de querer apertá-lo. O nível de atenção, dedicação e cuidado tende a ser muito maior”, afirma.

Para Ruy Shiozawa – CEO do Great Place to Work Brasil, que assina o prefácio do livro –, reconhecer o palco de cada um na equipe é um dos papéis mais importantes da vida de um líder. “Mais do que desempenhar inúmeras funções e atitudes, o líder precisa desenvolver vários olhares. E um deles é aquele que enxerga onde cada um do time brilha mais. O livro de Cauê e Gustavo propõe uma reflexão sobre o papel do líder na construção de relações de confiança, algo extremamente relevante se pensarmos que 70% deles não estão preparados para a função”, afirma Shiozawa, acrescentando que a obra é resultado de uma década de pesquisas e análises de diferentes organizações.


FICHA TÉCNICA

Título:  Great Leader to Work: Como os melhores líderes constroem as melhores empresas para trabalhar

Autores: Cauê Oliveira e Gustavo Penna  

Categoria: Negócios

Páginas:  340

ISBN:  978-65-86119-68-8

Preço sugerido:  R$ 49,90

AUTORES


_Cauê Oliveira se tornou sócio-diretor da Youleader Brasil em 2021, após uma carreira de dez anos no Great Place to Work. Embaixador do Giftwork, já compartilhou conhecimento sobre liderança e gestão de clima organizacional com mais de 200 empresas, acumulando mais de 7.000 horas de sala de aula. É responsável pelo desenvolvimento de treinamentos para liderança, como: “Atingindo os objetivos organizacionais”, “Conquistando o melhor das pessoas” e “Cultivando o espírito de equipe”. Seu TEDx “Como criar a melhor empresa para trabalhar”, realizado em 2018, levou uma mensagem inspiradora para aproximadamente 400 mil pessoas. Pós-graduado em Gestão de Pessoas com Ênfase em Liderança Organizacional pela FGV, desenvolveu sua habilidade de oratória no curso de teatro da escola 4 ACT.  Hoje, mora na cidade de São Paulo, com seu companheiro, Everton, e Chokitto, seu filho de quatro patas.


Gustavo Penna começou a carreira de escritor aos doze anos. Vendia redações escolares para os colegas de sala para comprar salgadinhos na cantina. Atuou como repórter freelancer da Folha de S.Paulo e como roteirista da empresa Soap – State of the Art Presentations –, escrevendo para empresas como HBO, Nespresso, Porsche e Google, e personalidades como Otávio Mesquita, Adriane Galisteu, Roberto Justus, Tiago Abravanel e Luciano Huck.  É autor da biografia oficial de Magno Alves, um dos maiores artilheiros da história do futebol, e do livro Os Sete da Independência, vencedor do Prêmio Literário 200 anos de Independência (2019), realizado pelo Ministério da Cultura. Ministrou aulas de roteiro em companhias como Itaú, Renault, Avon, Johnson & Johnson, Senac e FGV e foi um dos pré-selecionados pela ABC Discovers – Talent Show – case, concurso internacional de roteiros da Walt Disney Television. Desde a sétima série, não vende mais redações para colegas de sala.